Um pé em frente ao outro; é assim que tem que ser. Continue caminhando.
Estava sufocante ― quase claustrofóbico ― em meio àquela multidão de pessoas vestidas de branco. Felizmente tínhamos chego cedo na praia e foi possível conseguir um lugar para sentarmos. Estávamos ansiosos com a chegada de 2010 ― não é incomum de qualquer forma. Todos guardam esperanças de que no ano novo tudo venha a se resolver; e que todos os problemas acumulados durante o ano vão desaparecer assim que o ponteiro do relógio anunciar meia-noite. Além das esperanças, também temos expectativas ― às vezes até demais ―, e para que elas se realizem comemos uvas, pulamos ondas, usamos roupas de baixo de cores diferentes, fazemos promessas que talvez nós nunca venhamos a cumprir; assim nos iludimos com o ano que está nascendo. Os fogos estavam colorindo lindamente as nuvens que escondiam a lua cheia. Alguns observavam a pintura no céu, outros brindavam com a família, alguns corriam para o mar para pular as ondas ― ou tomar seu primeiro banho de mar do ano. Todos estavam apreciando seus primeiros momentos de felicidade, seja lá com quem, mas estavam felizes, imaginando de como será a partir de agora ― o suposto recomeçar do ano novo. Mas eu também me deixei levar por todas as crenças ― comi as uvas, pulei as ondas, brindei com minha familia, usei uma roupa de baixo com cores diferentes, apreciei os fogos, e fiz minhas expectativas. Mas afinal, quem não faz? É por isso que comemoramos a virada do ano ― para que todos tenham expectativas e acreditem que vão melhorar. É assim que tem que ser. Feliz 2010.